Os 3 últimos desejos de Alexandre o Grande.

Encontrei esta estória, sobre um suposto episódio da vida de Alexandre, o GRANDE.

Não sei se isso realmente aconteceu, mas gostei tanto, que gostaria de dividi-los com vocês. Eis o resumo:

Quando à beira da morte, Alexandre convoca seus generais e seu escriba e relata a estes seus 3 últimos desejos:

1 – que seu caixão seja transportado pelas mãos dos mais reputados médicos da época;
2 – que seja espalhado no caminho até seu túmulo, seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas…);
3 – que suas duas mãos sejam deixadas balançando no ar, fora do caixão, a vista de todos.

Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, pergunta a Alexandre a razão destes. Alexandre explica então:

1 – Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão, para mostrar aos presentes que estes NÃO têm poder de cura nenhuma perante a morte;
2 – Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
3 – Quero que minhas mãos balancem ao vento, para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos, de mãos vazias partimos.

Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas, correndo desesperadamente atrás de algo que desejamos, seja um amor, um emprego, uma amizade ou uma casa.

Se isso está acontecendo com você, reflita sobre o seguinte: Não corra atrás das borboletas; cuide do seu jardim e elas virão até você.
Nosso Senhor Jesus Cristo disse:”Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas lhe serão acrescentadas”.

A vida usa símbolos para que possamos entender que, antes de merecermos aquilo que nós desejamos, precisamos estar prontos e maduros. Um ponto crucial para identificar a maturidade de um homem é perceber qual a relação que este estabelece com Deus; pois quanto mais o homem se aproxima de Deus, menos priorizará a busca incessante pelas coisas materiais.

Devemos compreender, que a vida segue o seu fluxo e que ele é perfeito. Tudo acontece no seu devido tempo. Nós é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo ‘empurrar o rio’. O rio corre sozinho, obedecendo o ritmo da natureza.

Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, embora vivam no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.

Mas, se nos dedicarmos a cuidar do nosso jardim, a transformar o nosso espaço (a nossa vida) num ambiente agradável, perfumado e bonito e colocarmos Deus no centro deste jardim (nossa vida), será inevitável; as borboletas virão até nós.

Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá. Autor desconhecido.

 




30 Comments Quero comentar!


  • Amei esta mensagem e vou aproveit´-la para minha igreja.

    Gostaria de ter maiores contato com a Psicologa

    Deus abençoe e te inspire mais e mais!

    Comentado por Nívia — 12 de março de 2012 @ 22:12

  • Olá Nívia, a vida é uma dádiva dada por Deus, nós precisamos da direção do Senhor constantemente para sabermos Conquistar a Vontade de Deus para nossas vidas e principalmente para deixar o pecado e buscar a santidade. Pode entrar em contato comigo assim que quiser. Meu telefone celular é: 97755512.
    Que Deus te abençoe!!

    Comentado por andreia — 27 de maio de 2012 @ 20:05

  • adorei a mensagem muito ensentivadora

    Comentado por romario — 25 de novembro de 2012 @ 00:41

  • Meu Deus tamanha sabedoria e grande despedida assim como era teu nome Alexandre o Grande , Grande homen

    Comentado por Lucy — 15 de fevereiro de 2013 @ 14:50

  • estaou publicando no face boock,que estes tres desejos foram do cantor chorão nunca vi tamanha eresia ,isso so ppoderia ter vindo de um homem com muita sabedoria ,mais a maioria das pessoas nao conhecem a historia ,e lançam tamanha blasfemia no face boock

    Comentado por marlete ferreira — 9 de março de 2013 @ 16:42

  • Gostei muito do tua explanacao…fantastico…vou aproveitar para expor em minha aula hoje…grd abraco!

    Comentado por Marcelo De Araujo — 20 de março de 2013 @ 12:24

  • Realmente é uma mensagem digna de ser compartilhada, que todos deveriam lembrar constantemente. Parabéns Andreia, são ótimas as suas postagens.

    Comentado por Flaviana — 16 de maio de 2013 @ 12:02

  • Parabéns!!! Encontrei-te através do Jornal Guia @ Informa – Pelotas,RS, onde li esta mensagem. Postei em meu Blog: Canguçu em Cores: http://cangucuemcores.blogspot.com.br/

    Comentado por Loila Teresinha Cunha de Matos — 21 de setembro de 2013 @ 11:23

  • Parabéns!!!
    Encontrei-te no Jornal @Guia Informa, Pelotas, RS
    Postei em meu Blog: Canguçu em Cores
    http://cangucuemcores.blogspot.com.br/

    Comentado por Loila Teresinha Cunha de Matos — 21 de setembro de 2013 @ 11:33

  • Gostei muito da aplicação que você fez a partir dos três últimos desejos de Alexandre-O GRANDE,será muito útil, vou aplicar numa Unidade de Internação, na qual trabalho.

    Comentado por Roseli — 30 de setembro de 2013 @ 00:01

  • Realmente e uma didática para vida,vinhemos do pó e do pó votaremos,viemos nús,quando morremos semos seputados com uma roupa,para cobri a vergonha.

    Comentado por fernando nascimento — 7 de outubro de 2013 @ 23:29

  • Isso sim e o melhor exemplo de sabedoria dos grandes filósofos e chegam a nos edificar melhor. e refletir e saber que Deus e o dono de toda prata e todo ouro e que dele vem pra ele voltarar.

    Comentado por Ronnie de carvalho paes de andrade — 19 de outubro de 2013 @ 19:19

  • mensagem muito bonita e verdadeira,que faz agente refletir e deixar um pouco de nossos desejos materiais de lado e buscar mais a Deus que dele vem todas as coisa valiosas…

    Comentado por luciana — 4 de julho de 2015 @ 21:32

  • Parabéns pela refexão! Estarei usando para as mulheres da igreja que faço parte.

    Gostaria de saber qual a fonte que você leu essa parte da vida de Alexandre, O Grande.
    Aguardo retorno,

    Mônica Santos

    Comentado por Mônica Santos — 6 de outubro de 2015 @ 00:21

  • Que Deus te abençoe ilumine sempre

    Comentado por Roselia — 29 de novembro de 2015 @ 14:22

  • lindo amei, acho que as pessoas tenham q refletir.

    Comentado por Rafaela — 29 de dezembro de 2015 @ 15:43

  • Adorei esta mensagem, Nunca é tarde para lê pensamento digno e puro como este, pois nos mostrar que a vida é bela e que devemos sempre acreditar em Deus.

    Comentado por Olegario Mendoza — 9 de março de 2016 @ 18:27

  • Olá, Andreia, em busca de ajuda de uma psicologa encontrei seu site e amei as postagens (principalmente por ser cristã, eu tbm sou)
    Sinto que meu jardim anda com as flores meio murchas, e ja tem algum tempo..E desejo que ele venha florescer, sei buscando Jesus tudo isso mudará..mas as vezes é tão dificil…

    bjs

    Comentado por Elaine Santiago — 24 de março de 2016 @ 01:52

  • Menina que coisa linda que você nos ofereceu as redes sociais estão repletas de kkkk e este trecho da história vem nos ensinar valores esquecidos nesse tempo que engole as pessoas em dias guiados por rotinas de trabalho e entre uma atividade e outra rápidas respostas curtas que apenas tocam a superfície do eu as pessoas não gostam mais de longos textos que aprofundam a reflexão e fazem a gente resgatar valores muitas vezes já esquecidos grata utilizarei a história como referência quando me deparar com a superficialidade que percebo na maior parte das conversas nas redes sociais

    Comentado por Silvana Tude — 27 de junho de 2016 @ 12:58

  • essa mensagem faz agente refleti sobre a vida e amar Deus sobre todas coisa.

    Comentado por jose — 15 de julho de 2016 @ 02:17

  • COM CERTEZA A PARTIR DE HOJE FAREI O POSSÍVEL PARA ME LEMBRAR DE CUIDAR DO MEU JARDIM,POIS AUTOMATICAMENTE AS BORBOLETAS VIRÃO ATÉ ELE.QUE DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE.

    Comentado por CRISTIANE CAVALCANTE — 11 de agosto de 2016 @ 20:19

  • As vezes perdemos tanto tempo de nossas vidas tentando mudar as outras pessoas, quando o necessário e simples seria deixar que o Senhor começasse a mudança em nós mesmos, ai o mundo a nossa volta certamente seria transformado.

    Comentado por Wilma Aparecida Martins da Silva — 15 de outubro de 2016 @ 19:48

  • Gostei muito desta mensagem e se me permitem vou aproveita-lo para partilhar com os catequistas que eu cordeno. Pois é uma mensagem interessantíssima po esta vida mundaica que atromenta o mundo…obrigado

    Comentado por Eduardo Gomes — 30 de outubro de 2016 @ 15:40

  • Lindo isso. Pena que na maioria das vezes pelas circunstâncias que a vida nos apresenta, nós não colocamos isso na prática. Mas o exemplo de Alexandre, é muito bonito. Valeu!

    Comentado por silvano — 27 de novembro de 2016 @ 11:19

  • Perfeita sua reflexão eu estava procurando justamente essa parte dos três desejos de Alexandre e acabei encontrando algo mais edificante que foi o seu comentário.Se vc permitir vou dar uma enxugada e utilizá-lo.

    Comentado por Cristina Aparecida Vicente da Cunha — 15 de dezembro de 2016 @ 21:05

  • Fantastico; nos dias antigos, homens de grande saber nos ensinar como agir nos dias de hoje.
    Jesus, nos ensina que devemos nos abster da riqueza material, do poder humano que é finito; que busquemos o Seu reino que é eterno e dura para sempre

    Comentado por Ovelarque — 14 de janeiro de 2017 @ 01:52

  • Nossa falou MT comigo pois ando MT ansiosa por ter uma casa,que isso interfere até em meus relacionamentos conjugal e amizades pois fico de mal humor sempre pela espera .MT obrigado

    Comentado por Alcione Rodrigues de Souza — 24 de janeiro de 2017 @ 23:04

  • muito legal essa mensagem de reflexão .

    Comentado por Ivan silva pinto — 17 de fevereiro de 2017 @ 16:07

  • A mais pura verdade. Deus năo nos dá o que quermos na hora que queremos… Deus nos dá o que precisamos,na hora que precisamos.

    Comentado por Carla — 1 de maio de 2017 @ 10:36

  • Gostei muito

    Comentado por Rute — 15 de setembro de 2017 @ 00:36

Deixe um comentário