Tratamento

Não basta olhar e ouvir o paciente é preciso construir em parceria (terapeuta-paciente) soluções criativas para
suas necessidades. Aaron Beck.


flor

Nos anos 60, a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) surgiu com Aaron Beck, Ellis e outros, que estavam insatisfeitos com as explicações psicodinâmicas sobre a depressão. Beck é o principal articulador da TCC. O modelo teórico da TCC parte do princípio que as pessoas desenvolvem e mantém crenças sobre si e sobre a vida, por vezes distorcidas, e agem em função delas. Crenças são pensamentos sobre si mesmo, sobre os outros, sobre o mundo, a vida e o futuro. Para Beck, levamos nossa vida de acordo com nossas crenças e são elas que estarão por trás de nossas vitórias e problemas. Conhecê-las é, portanto, uma parte indispensável no processo de capacitação emocional e auto-conhecimento. A TCC procura conhecer quais são as crenças disfuncionais do cliente, e concilia técnicas de mudança de técnicas comportamentais.

Para Beck, as técnicas comportamentais podem ser agregadas a TCC para mudar comportamentos, e também, para extrair cognições associadas a comportamentos específicos. As técnicas cognitivas, em complemento, são eficientes para corrigir a tendência a fazer interpretações incorretas referentes a eventos específicos. O modelo cognitivo propõe que os transtornos psicológicos decorrem de um modo distorcido ou disfuncional de perceber os acontecimentos, influenciando o afeto e o comportamento.


A terapia cognitiva busca produzir mudanças no pensamento e no sistema de crenças do cliente, com o propósito de promover emocionais e estabelecer comportamentos duradouros. (Beck,  1993)

De modo geral, a TCC identifica a tríade cognitiva: Pensamentos a respeito de si mesmo, do outro e do futuro, analisando três níveis de pensamentos: Crenças Centrais, Crenças Intermediárias e Pensamento Automático. A modificação destas crenças, principalmente as que são a respeito de si mesmo, é o principal objetivo da terapia.

Interessante: De acordo com os dois textos bíblicos citados abaixo, devemos observar e avaliar nossos pensamentos:

…tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4:8

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2