flor

Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)

Andréia Coliath

A terapia cognitiva busca produzir mudanças no pensamento e no sistema de crenças do cliente, com o propósito de promover mudanças emocionais e estabelecer comportamentos duradouros. (Beck,  1993)

De modo geral, a TCC identifica a tríade cognitiva: Pensamentos a respeito de si mesmo, do outro e do futuro, analisando três níveis de pensamentos: Crenças Centrais, Crenças Intermediárias e Pensamento Automático. A modificação destas crenças, principalmente as que são a respeito de si mesmo, é o principal objetivo da terapia.

Conheça mais sobre Terapia Cognitiva

Psicanálise Clínica

Dr. Gleubert Coliath

A Psicanálise tem como objetivo analisar e compreender por meio do processo terapêutico as implicações dos conteúdos inconscientes na vida do paciente que influenciam os sentimentos e as emoções, causando sintomas, comportamento e patologias que prejudicam a saúde psíquica e mental.

A psicanálise proporciona uma oportunidade de falar e refletir sobre si mesmo, um momento muito particular e prazeroso onde o objeto de análise é o próprio eu; o psicanalista é o facilitador, mediador e condutor deste processo de autoconhecimento, o objetivo é alcançar o bem-estar da vida psíquica do paciente.

Conheça mais sobre Psicanálise Clínica

Diferença entre a Psicanálise e a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC).

A Terapia Cognitiva Comportamental busca estabelecer uma mudança de comportamentos a partir da reestruturação do pensamento e das crenças.

A Psicanálise busca identificar as causas que não estão acessíveis a consciência e que são responsáveis pelos transtornos psíquicos.